sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Como conquistar a sua melhor versão com a regra do 1%

Toda vez que alguma menina lá na nossa comunidade do insta me chama no direct pra dizer que está perdendo a motivação porque não está conseguindo manter a rotina, eu sempre falo: "a busca pela nossa melhor versão, o glow up que você está trabalhando para ter NÃO É como os vídeos do Pinterest ou do TikTok. A nossa vida, é VIDA REAL! Nem sempre vai dar tudo perfeitamente certo, mas é importante não desistir, Dê 1% todos os dias e no final do ano você não será mais a mesma pessoa. 

vision-board-melhor-versão-glow-up

DÊ 1% TODOS OS DIAS E NO FINAL DO ANO VOCÊ NÃO SERÁ MAIS A MESMA PESSOA


Esse é nosso lema lá no Insta. Mas o que ninguém sabe, é que essa frase faz parte de uma regra que conheci no livro Hábitos Atômicos: Um Método fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus, do autor James Clear

De acordo com James, muitas vezes nos convencemos de que para ter sucesso em algo, seja para perder peso, construir um negócio, ganhar um campeonato ou alcançar qualquer outro objetivo; requer uma grande ação. Pressionamos a nós mesmos para gerar uma melhoria impressionante, algo que choque as pessoas.

Enquanto isso, na visão das outras pessoas, melhorar 1% não é algo grandioso, mas pode ser algo muito mais significativo em longo prazo.

" Veja como a matemática funciona: se você conseguir ficar 1% melhor a cada dia durante um ano, acabará sendo 37 vezes melhor quando terminar. Por outro lado, se ficar 1% pior a cada dia durante um ano, você declinará a quase zero. O que começa com uma pequena vitória ou um pequeno contratempo se acumula em algo muito maior."  JAMES CLEAR


 Fazer uma escolha que seja 1% melhor ou pior parece ser insignificante no momento, mas, ao longo dos momentos que compõem a vida toda, essas escolhas determinam a diferença entre quem você é e quem poderia ser.

O sucesso é resultado de hábitos diários.


Como conquistar a sua melhor versão com a regra do 1%


 Quando falamos de conquistar a sua melhor versão, não estamos falando de algo fútil ou superficial, estamos falando do seu desenvolvimento pessoal, do seu crescimento como um ser humano, de alguém que quer uma vida de conquistas e realizações. E isso pode envolver: autoestima, amor-próprio, ter uma vida saudável, se exercitar mais, ter uma rotina de autocuidado, focar nos estudos, crescer no trabalho, ter independência financeira, viajar, arrumar um namorado, comprar um curso...

Para conquistar todas essas coisas, é necessário uma rotina que te leve a conquistar cada um desses objetivos. E essa rotina só vai ser construída através de hábitos diários. 

Mas com tantos vídeos rolando na Internet dizendo que você é preguiçosa por não ir à academia todos os dias, por não se esforçar pra fazer dieta, te obrigando a acordar as 5h da manhã pra ser mais produtiva...não é difícil se sentir pressionada e na maioria das vezes se sentir fracassada por não conseguir ser como aquela garota do TikTok. As chances de você desistir no meio do caminho são grandes!

regra-do-1%-método

E é por isso que eu sou fã do método 1% todos os dias. Fazer o que você pode, com o que você tem hoje. Se todos os dias você fizer um 1% da sua meta, seu cérebro vai se acostumar com a rotina, e a cada dia você vai ganhar mais confiança para aumentar os passos, sem risco de desistir. 

Por exemplo, a meta da Laisa (adoro usar esse nome kkk) é ter uma alimentação saudável. Ela escolheu um dia da semana para cozinhar, fez algumas marmitas e congelou. No início deu certo, mas ela não tinha o hábito e logo ela esqueceu das marmitas e voltou para a sua alimentação normal. 

Mas e se a Laisa usasse a regra do 1%, como seria? Simples, ao invés de mudar toda a sua alimentação de uma hora pra outra, seria mais fácil escolher inicialmente uma única refeição saudável por dia, assim o choque de mudar  não seria tão grande e ela teria tempo para se adaptar a nova alimentação e com o tempo gostar e fazer melhores escolhas no futuro. 

Quando ela menos perceber, vai estar se alimentando bem em todas as refeições, tudo porque ela fez a escolha de comer saudável 1% todos os dias. 

  • Quer comer três frutas por dia mas não tem o hábito? Comece comendo uma. Quando estiver acostumada, insira outra e assim por diante.
  • Quer fazer exercícios todos os dias mas acha que fazer 30 minutos de cara é pouco? Comece com 5 minutos, depois aumente pra 10 minutos. Acredite, quando o seu copro acostumar, vai estar fazendo 40 minutos fácil.
  • Quer ler um livro todos os dias mas não tem tempo? Ao invés de ler 50 páginas por dia como todo mundo recomenda pro aí, leia 5 páginas. A rotina constrói o hábito. 

LEMBRANDO: ter um planejamento, mesmo que básico, é essencial para o seu 1% dar certo. 
Indico o Guia My Glow Up. Ele é um planner completo que você pode usar tanto de forma física ou virtual; com checklists, vision board, rastreador de hábitos, metas, planos, listas ....


A regra do 1% vale pra todo mundo. Até pra quem é focada mas que como todo ser humano, vai ter aquele dia que não vai estar bem e não vai se sentir disposta a manter a rotina. Ela vai desistir? Não! Ela vai respeitar o momento dela e fazer o que está ao seu alcance nesse dia. No outro dia ela recomeça e bola pra frente!

Se todos os dias você fizer 1% do planejado, em 100 dias terá atingido 100% dos seus objetivos. O importante é se colocar em ação, avançar um pouquinho todos os dias e se orgulhar de não ter desistido de ser a sua melhor versão. 

Agora me conta aqui nos comentários, você já havia escutado sobre essa regra? Acha que consegue colocar isso na sua rotina? Vamos conversar! Vou adorar saber a sua opnião. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA SÓ PRA MIM
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL