segunda-feira, 25 de abril de 2022

8 formas de praticar amor-próprio

Você sabia que a prática diária de amor próprio abre um caminho no cérebro para que esse sentimento se torne automático,como escovar os dentes? Claro que fazer do amor-próprio uma rotina diária pode se tornar algo desafiador no começo, pode ser trabalhoso ou até mesmo frescura ás vezes. Porém, esse comportamento vai se tornar algo natural, permitindo que o seu amor-próprio se desenvolva profundamente.

Amor-próprio não se trata somente de tomar um banho demorado e ir a manicure, ou quem sabe tomar uma taça de vinho. Amor-próprio vai muito além disso, envolve desenvolver honestidade em nós mesmas, identificar nossos valores e criar uma vida autêntica onde nossas escolhas e valores reflitam o nosso verdadeiro eu.

>> Leia também: 6 livros que vão te ajudar a recuperar seu amor-próprio e a sua autoestima

formas-de-praticar-o-amor-proprio
Imagem via:Pinterest(POOSH)

COLOQUE-SE EM PRIMEIRO LUGAR

Você pode estar pensando: Como posso me colocar em primeiro lugar quando tenho uma rotina cansativa e não tenho tempo para nada? Quando a vida se resume em obrigações no trabalho, contas para pagar, filhos pra cuidar, comida para comprar, cachorro para levar para passear?

Para colocar-se em primeiro lugar é necessário dedicação diária de reflexão e autoconhecimento, é imprescindível que reserve um tempo para si, se não tem tempo, cinco minutos é melhor do que nada. Não dê desculpas para deixar de se amar. Não se deixe para depois.

RESERVE UM TEMPO PARA VOCÊ

Pode parecer impossível reservar um tempo para o autocuidado, mas a verdade é que existem maneiras de incluir no meio da sua rotina sem que atrapalhe o seu dia a dia. Por exemplo: acordar 10 minutos mais cedo só para ficar deitada na cama, tomar um banho quente se concentrando na água descendo pelo corpo e sentir o cheiro do shampoo, ir na academia e fazer esteira ou elíptico enquanto assiste Netflix...Ei, a gente faz o que está ao nosso alcance, certo? Isso tudo é ser criativa com o tempo. Pratique a atenção plena, esteja no estado presente toda vez que fizer algo pra si mesma. Ninguém mais vai fazer isso por você. Dedique 5 minutos por dia e veja sua vida mudar.

Como praticar o amor-próprio?
Imagem via: Pinterest

8 FORMAS DE PRATICAR O AMOR-PRÓPRIO

Existem muitas maneiras de praticar o amor-próprio. Listei algumas delas e a encorajo a explorar cada uma delas no seu tempo, por conta própria:

1- Meditação: A meditação proporciona muitos benefícios emocionais, físicos e espirituais. A prática ajuda a controlar o estresse e permite o relaxamento do corpo. Como a meditação ajuda a reduzir o estresse, ela se torna um ótimo gerenciador de problemas crônicos de saúde, como ansiedade, insônia, hipertensão, dores de cabeça...

Uma forma simples de meditar é apagar as luzes, acender uma vela e colocar uma música relaxante. Sente-se confortavelmente e respire de forma lenta e profunda, se concentrando em cada música. 

Claro que a sua concentração não vai ser da noite para o dia, mas depois de pegar o jeito, você vai conseguir praticar em qualquer lugar, até mesmo na fila do supermercado ou enquanto espera o ônibus para ir pra casa. E se a falta de tempo for um dos motivos para não meditar, no Youtube existem meditações guiadas com duração de cinco minutos!

2-Registro em diário: Pegue papel e caneta e escreva livremente sobre tudo, sem julgamento. Fale dos seus sentimentos e acontecimentos diários. 

3- Afirmações de amor-próprio: Leia ou diga palavras positivas em voz alta todos os dias. 

4- Coloque o despertador para tocar dez minutos antes de ter que se levantar: Não olhe para o celular. Fique deitada, curta a sua cama, tenha pensamentos leves, tranquilos, Dê aquela espreguiçada gostosa sem pressa.

5- Abrace-se: Ao fazer isso, tenha pensamentos amorosos em relação a si mesma, da mesma forma que faria com uma amiga ou pessoa querida.

6- Demonstre amor ao seu corpo: Coma alimentos nutritivos, tome uma banho quente e tenha uma boa noite de sono.

7- Envolva-se em atividades agradáveis: Como hobbies, estar ao ar livre na natureza, ler seu livro favorito.

8- Reserve um tempo para si mesma: Como acordar cedo para tomar uma xícara de café. escrever no diário ou até mesmo se limitar a usar as redes sociais.


Amor-próprio é uma prática com propósito, requer honestidade, disciplina e coragem. É saber que não somos perfeitas mas que sim, precisamos trabalhar para encontrar a nossa verdade, o nosso autoamor.

 Então, toda vez que tiver um dia ruim e sentir que está se criticando demais ou querendo desistir, diga essa frase pra si mesma quantas vezes for necessário: "EU MEREÇO ME AMAR. EU MEREÇO ME AMAR".


                              Como gostar de si mesma?










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINDA SÓ PRA MIM
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL