Como ter amor próprio e autoestima?

 Antes de tudo, quero que você entenda o significado dessas palavras. Acredite se quiser, mas só fui descobrir que eu não tinha amor próprio e autoestima há uns anos atrás. Sempre ouvia essas palavras em conversas ou lia em revistas, mas nunca parei para ler e entender o que elas significavam e no que implicavam no meu dia a dia. 

A verdade é que só fui entender depois de sair psicologicamente destruída de um relacionamento, época essa que também descobri o que era ter crise de ansiedade e o quanto era horrível não conseguir dormir de tanta dor no peito.

Mas afinal, o que é amor próprio e autoestima? O amor próprio (Self-love) é definido como "amor a si mesmo". É apreciar o que você é sem a influência de outras pessoas.É aceitar seus defeitos, qualidades, fracassos, conquistas...É se respeitar e entender os seus erros e saber que é capaz de melhorar.

A autoestima é a avaliação que damos a nós mesmas. Essa avaliação pode ser negativa ou positiva, é daí que vem o termo "baixa-autoestima" ou "autoestima alta". A autoestima é construída a partir de nossas experiências pessoais como crenças, nosso relacionamentos com nossos pais e colegas de escola na infância, algumas emoções e principalmente na imagem que os outros tem de nós, infelizmente.

Pode ser que você venha há anos vivendo uma vida sem ter um pingo de amor próprio ou baixa autoestima, mas acredite, isso tem solução. É um exercício diário e permanente. Vão existir dias que você vai estar se sentido a mais gostosa do mundo e outras não vai querer sair do seu quarto escuro. E não tem problema, tá tudo bem não estar bem o tempo todo. O que importa de verdade é que no outro dia você vai continuar. 

como-ter-amor-proprio-e-autoestima-linda-so-pra-mim
Imagem: We Heart It

Então, como ter amor próprio e autoestima? 

1- Auto aceitação: se aceite como é! Não se engane, ninguém é perfeito, o que acontece muitas vezes é que as pessoas escondem o que são,

2-Autoconfiança: Confie em você e no que pode ser capaz de alcançar de melhor na sua vida. Entenda que você é capaz.

3- Lide bem com a sua sombra: Aceite seus pontos fracos e não se sinta mal por isso. Isso é simplesmente você. Não gosta do que sente? Mude, melhore.

4- Saiba dizer NÃO: Eu sei, não é uma tarefa muito simples. Mas temos que tirar essa ideia da cabeça de que se não fizermos o que os outros querem vão ficar chateados com a gente. Para! Entenda: o outro não tem problema nenhum em te dizer não, não importa o que seja. Porque com você deveria ser diferente?

5- Não se importe com o que os outros pensam de você: Outra tarefa difícil mas que depois que você pega o jeito, é uma delicia. Manda todo mundo se foder. É aquele ditado: se não paga os meus boletos não tem que se meter. E olhe lá. 

6- Se arrume mesmo para ficar em casa: Esse é o melhor truque para levantar a autoestima forever. A gente acha que tem que ficar bonita só quanto tem que sair para algum lugar. Mas a verdade é que a construção do seu amor próprio e autoestima começa por fora também, principalmente em casa quando não tem ninguém por perto. Tira da cabeça esse negócio de ficar bonita para os outros! Lembre, daquela frase que já ensinei aqui: PRIMEIRO EU! Você tem que ficar linda atraente pra você. Isso reflete na nossa energia e todo mundo a nossa volta nota e elogia. 

Quer um truque? Bota uma lingerie poderosa por baixo da roupa do trabalho e sai. Tua postura muda completamente. As pessoas ao redor notam o teu poder. Tudo flui.

7- Se mime: Eu amo me agradar. Principalmente porque sei que mereço. Façam isso isso 1x por semana. Pode ser uma taça de vinho, um lanche gostoso, dormir até tarde no domingo, uma roupa maravilhosa, um perfume caro, ler um livro legal...Isso fica por conta de vocês. O importante é saber que você merece ser mimada. 

8- Cuide da sua saúde- Clichê? Bastante, mas ninguém segue. Se alimente bem, se hidrate e faça exercícios. Isso não é sobre estética, é sobre saúde, sobre estar e ficar bem para ter uma vida longa com as pessoas que você ama. 

9- Terapia- Saúde mental é importante demais. Muitas vezes não conseguimos sozinha. Há coisas que podem estar enraizadas e que só um profissional pode te ajudar. 

10- Procure coisas que te deixe feliz: fuja de coisas negativas, notícias ruíns, músicas tristes (alô Marilia Mendonça, haha), gente com energia péssima. Ouça músicas que levantem sua energia, leia um livro que ajude no seu desenvolvimento pessoal, leia nosso posts, saia com as amigas, veja um filme engraçado com alguém que você goste, coma um bombom...Tem tanta coisa legal para fazer por aí.


Esse post é só um pedacinho do que você pode fazer. Ter mais amor próprio e autoestima vai muito além disso, parte de querer mudar e ser o melhor que puder ser para si mesma. E isso só é possível de compreender e mudar se colocando em primeiro lugar, se conhecendo a cada dia. Vamos juntas?


+ Leia também: 

Porque toda mulher deve se cuidar?

 O quanto têm investido em si mesma?

 Fique linda pra você

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas